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De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Dom | 24.01.16

Dicas para pessoas que querem correr mas detestam corrida

José Guimarães
Ouço muitas vezes as pessoas a dizer que gostavam de correr, mas que, na verdade, detestam corrida. Na minha opinião, a principal razão pela qual as pessoas não gostam de correr é porque se sentem desconfortáveis quando correm. Ou pelo menos, a maior parte delas sim. De facto, correr não é fácil. Basta prestarem atenção às pessoas que passam por vocês a correr e vão perceber que elas estão a respirar fundo, a transpirar e até a tossir. Mas lá porque o ato de correr é desconfortável, não quer dizer que não o devam fazer. Provavelmente, isso só significa que têm de começar por aprender algumas dicas base para diminuir esse desconforto que sentem quando correm, aumentando assim a vossa satisfação. Vejam como: 1. Lembrem-se que não estão sozinhos. Acho que as estatísticas dizem que 4 em cada 5 pessoas detestam a corrida. E só correm porque simplesmente pensam que correr queima 4.000 caloria por hora (na verdade queima cerca de 600, mas já perceberam onde quero chegar). A chave para ultrapassar isto é não pensar muito no quanto detestam correr e nas razões para não o fazer. Corram, simplesmente. E sintam-se felizes com isso. 2. Comecem por baixo. Escolham um objetivo simples de atingir, principalmente se estão a começar. Não se levantem do sofá e comecem a correr só para dizer a toda a gente que correm 5 vezes por semana. Se escolherem sempre objetivos simples de atingir, o mais provável é que se mantenham fiéis aos mesmos. 3. Preparem-se porque vai custar. Quando as pessoas correm e sentem as dificuldades, começam a pensar que estão a agir ao contrário do que deviam. Pensam que mais ninguém se sente assim. Correr é mesmo difícil. Custa a todos. Em vez de se julgarem a vós próprios porque estão sem forças ou sem fôlego, sintam como se isso vos motivasse para fazer ainda mais e melhor. Precisam é de aprender a correr ao ritmo certo e evitar excessos no treino e consequentes lesões. 4. Saibam escolher. Não corram sempre no mesmo sítio, naquela rua cheia de trânsito ou com cheiro a lixo. Escolham um local para correr que tenha um cenário bonito e que seja capaz de vos inspirar. 5. Arranjem distrações. Para algumas pessoas, a melhor forma de tirar algum prazer da corrida é esquecerem-se do facto que estão a correr. Uma distração é uma ferramenta perfeita para escapar daquela realidade momentânea, se isto é o que estão a precisar no momento. Encontrem um amigo ou um cão para correr. Levem uma boa música ou ouçam aquele podcast ou audiobook que há tanto tempo está à espera. 6. Mantenham-se fiéis ao plano. Se nunca correram antes ou se já não correm há muito tempo (anos), provavelmente vão detestar as primeiras saídas. Mas não desesperem. Recusem-se a desistir de tudo por causa de uma simples corrida. Mantenham-se fiéis ao plano e registem sempre o vosso progresso. 7. Divirtam-se enquanto correm. Muitas pessoas levam isto das corridas demasiado a sério. Realisticamente falando, a maior parte de nós não vai ganhar nada com isto. Não temos que ser os mais rápidos ou correr as maiores distâncias para sermos um corredor. Só temos que pôr um pé à frente do outro. Esqueçam as "regras" e as expectativas por um momento e deixem-se levar. 8. Não encham o "bandulho". Comer muito antes de uma corrida não vos vai dar mais energia nem ajudar a correr melhor. Comam coisas leves e moderadas, como uma banana ou uma torrada com doce, antes de uma corrida. E bebam água. Não se encham com coisas que depois vos possam trazer algum desconforto. 9. Minimizem as cólicas ou a "dor de burro". A maior parte das pessoas (corredoras) que conheço que gostava de correr mais, mas que isso lhes traz desconforto, como cólicas ou a famosa "dor de burro", ou até caimbras. Isto pode querer dizer que ou estão a correr demasiado rápido para aquilo que o corpo está preparado para aguentar e que provavelmente não estão a respirar da forma correta. Abrandem o ritmo e respirem mais profundamente. Aquecer corretamente antes de correr também pode ajudar. 10. Tenham medo. Experimentem ir correr de madrugada para um sítio perigoso, ou para uma mata cheia de animais selvagens. Isto vai fazer com que se tornem naturalmente corredores muito rápidos e também motivados. Tanto que se vão esquecer automaticamente de quão cansados ou desconfortáveis se sentem :) Não posso prometer que todas estas dicas vos vão tornar apaixonados pela corrida. Mas todas elas (ou quase todas) serão capazes de vos fazer suportar um pouco melhor as dificuldades da corrida. Experimentem e vão ver. Fonte: RunHaven

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