Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qui | 11.04.13

Correr e recuperar... e correr novamente!

José Guimarães

recuperardeumalesao_desedentarioamaratonista.jpg

Foto: Greatist

 

Correr várias provas com um intervalo relativamente curto entre elas, pode ser uma experiência que ao fim de algum tempo se revela dolorosa. Felizmente há algumas formas de atenuar o desconforto e acelerar a recuperação. Por exemplo, o ultra-maratonista Dean Karnazes, conhecido por levar a cabo proezas como correr 50 maratonas, em 50 dias, atravessando 50 estados dos EUA, escreveu um texto que aqui partilho convosco, com algumas dicas para aqueles que querem aproveitar o facto de -  felizmente ou não - termos hoje corridas a acontecer todos os fins de semana:

  • Os banhos gelados pós-prova podem parecer algo impossível para muitos, mas após ultrapassarmos o choque inicial, o efeito que provoca na recuperação dos músculos vale bem a pena;
  • Usar vestuário de compressão ajuda a minimizar os danos musculares e acelera a revitalização. Há alguns tipos de roupa de compressão e meias que são específicos para recuperação e recomenda-se a sua utilização, mesmo depois de termos utilizado roupa de compressão mais generalista, ou seja, para usar enquanto se corre;
  • Está provado que a recuperação ativa ajuda no processo de recuperação. Apesar de parecer algo contraproducente, experimentem uma corrida lenta de 3 a 5 km no dia depois da vossa prova. Aumentar o ritmo cardíaco e o fluxo sanguíneo ajuda a limpar o organismo e a acelerar o processo de recuperação;
  • Hidratem-se até estarem bem hidratados e depois hidratem-se mais. Bebam água em quantidade suficiente ao longo dos dias posteriores à corrida, para que a urina apareça sempre limpa;
  • Evitem usar anti-inflamatórios. Estes somente prolongam o tempo de recuperação e pioram as causas das dores. Se necessitarem de alguma ajuda externa, experimentem Arnica como substituto, um remédio natural que pode ser usado facilmente como creme de aplicação tópica;
  • Finalmente, se necessitarem de um bom mantra para vos ajudar a ultrapassar os piores momentos, experimentem: "correr, recuperar, correr novamente!... correr, recuperar, correr novamente!..."

 

Sejam donos e senhores do vosso Caminho e usufruam de cada etapa, mesmo quando dói!  

 

Fonte: King of Pain, contribuição de Dean Karnazes

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.