Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Sab | 30.03.19

Correr é bom. Nos trilhos ainda melhor!

José Guimarães

utm_trailmarao_desedentarioamaratonista.jpeg

 

Num dos últimos posts que publiquei disse que este ano voltei a praticar triatlo. Voltei porque gosto desta modalidade. Gosto da sua dinâmica (ora estamos a nadar, ora a pedalar, ora a praticar a minha atividade preferida, que é correr), mas também da complexidade, da vertente técnica, dos treinos. Mas quem me conhece sabe bem como eu gosto de correr nos trilhos. De facto, mesmo quando vou fazer um passeio, ou uma subida a uma montanha, em modo mais calmo, nunca deixo de pensar "como é que seria fazer isto a correr?". E isto acontece porque gosto, gosto muito mesmo de "trail running".

 

Primeiro deixem-me voltar atrás no tempo e relembrar que, antes de toda esta atividade, corrida era aquela modalidade que não me chamava. Não percebia como é que correr, nem de ninguém, nem para ninguém, poderia fazer algum sentido. Mas a malta fica mais velha, começa a pensar noutras coisas e, depois de ter experimentado, fez-se o click! Da corrida na estrada passei para o trail, no trail conheci as alturas, as montanhas, o verdadeiro gosto pela natureza... e depois tenho que agradecer a esta modalidade, porque a corrida alargou-me os horizontes para outras atividades físicas.

 

Foi graças à corrida que comecei a gostar de ginásio. Antes, a maior temporada que tinha passado num ginásio tinha sido 1 mês... e não muito regular. Agora, pratico com a regularidade necessária para manter uma boa forma física. Para correr melhor, claro! 

 

Depois a corrida mostrou-me outras modalidades. E no caso do assunto com que comecei este post, nunca me tinha apaixonado pelo triatlo se um dia não tivesse começado a correr. De igual forma, acho que nunca tinha despertado a minha grande paixão pelas montanhas, se não fosse a corrida. Relembro que um dos meus primeiros grande objetivos a correr foi participar no Ultra Trail du Mont Blanc (UTMB)... e já lá fui duas vezes!

 

Assim, mesmo para aqueles que não gostam muito de correr, incentivo-vos a que experimentem. Experimentem devagar, ou por pouco tempo, à vossa medida, mas não deixem de experimentar. Porque correr não só faz bem à saúde, como sou fiel crente que o Ser Humano foi mesmo feito para a locomoção... ou pelo menos foi mais feito para a locomoção, do que para aquilo que infelizmente a maior parte de nós pratica todos os dias, e que se chama sedentarismo.

 

Hoje, num regresso aos trilhos feito no Ultra Trail do Marão, na belíssima cidade de Amarante, voltei a fazer o gosto ao dedo (do pé) e, mesmo sendo só 25km e feitos em modo de trabalho (mantenham-se atentos porque andei a filmar com a equipa da FOX a 4ª temporada do "ABC do Running"), soube muito bem voltar a respirar o ar da montanha, voltar a rever as caras amigas que só se vêem por estas andanças, voltar a sentir o terreno fofo debaixo dos pés, e a transpirar com as subidas e acelerar com as descidas. É bom correr. Mas nos trilhos sabe ainda melhor!

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.