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De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Qui | 22.08.19

"A dificuldade vai-te tornar num atleta melhor"

José Guimarães

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Photo: bestpicko.com

Paciência. A maior parte dos atletas (amadores, leia-se) não tem paciência. A minha opinião sincera é que a maior parte desses atletas deviam adotar um estado de espírito em que a paciência fosse o fator dominante, o que lhes iria permitir regrar a maior parte das decisões que tomam sobre os treinos, como os analisam e como lidam com os obstáculos que, de vez em quando, lá aparecem pelo caminho.

Escrevo aqui (e falo no dia a dia) muitas vezes sobre objetivos e de como os devemos procurar estabelecer a longo prazo, procurando atingir metas intermédias de curto prazo, calendarizadas de forma sucessiva e regrada.

Por exemplo: se nunca correram uma maratona antes, deverão reservar entre 12 a 16 semanas de treino de preparação. Precisam de paciência. Quando nos magoamos temos de ir em busca do nosso melhor para aturar a paragem forçada. Afinal, estamos lesionados. Temos que aceitar alguns factos, como por exemplo, de repente o plano de treinos original já não ser válido. Vamo-nos sentir levados à loucura numa elíptica, ou às voltas numa piscina? Provavelmente sim. Mas o corpo sara rapidamente quando o stress em geral é menor, portanto, o melhor será mesmo fazer um pouco de ginásio e de natação, deixando assim mais energia para o corpo recuperar.

Somos corredores e estamos mortinhos para voltar a correr normalmente outra vez, mas precisamos de dar tempo ao corpo para se curar. Se passarmos horas a fazer cross-training, podemos estar ou não a ajudar o processo curativo. E eu sei que todas as pessoas que têm alguma lesão estão ansiosas por sair à rua e correr. Mas precisamos de ser inteligentes na forma como abordamos esse regresso.

Uma coisa que não se deve fazer é o seguinte: digamos que têm um objetivo bem definido, como correr uma meia maratona daqui a 12 semanas. Mas a 2 semanas do objetivo magoam-se num pé e, de repente, não só ficam afastados das corridas durante 10 dias, como precisam de mais 10 dias para voltar a um ritmo de corrida normal. Portanto agora deparam-se com as dúvidas: "Poderei fazer a corrida?" Provavelmente sim, mas procurem-se aconselhar com um fisioterapeuta antes; "Poderei estabelecer um recorde pessoal?" Decididamente não; "Poderei terminar a corrida?" Em princípio sim; E... devem tentar voltar ao plano de treinos original, aquele que tinham antes de se magoarem? Não, de todo! Não se esqueçam que, se estão magoados, o volume do plano de treinos original representa uma carga muito elevada para o vosso estado atual de recuperação. É nesta altura que a aceitação tem de entrar na equação. Temos que aceitar o facto que, se por um lado, não podemos procurar atingir recordes numa corrida, por outro lado, podemos sempre divertirmo-nos e usufruir de uma corrida. Nota: é também que nesta altura um bom treinador pode ajudar, não só no fator físico como psicológico.

Resumindo: quando se magoarem (ou quando tiverem um revés, qualquer que seja, na vossa vida diária), sejam pacientes. Aceitem o facto que estão a atravessar uma fase em que o plano original não vos vai servir e que têm de arranjar uma alternativa válida, um plano B! Se se tornarem impacientes com este processo, o mais provável é que não se curem ou - pior - se magoem novamente. E aí é que vão ficar extremamente desiludidos com a vossa performance nas corridas. Sejam pacientes. Aprendam a ser consistentes. Esta é a chave para - no longo prazo - se tornarem melhores atletas. E melhores pessoas.

Fonte: Active  

2 comentários

  • É mesmo isso João! Saber escutar o corpo é algo que - até isso - requer tempo. Tempo para aprender a fazê-lo. E depois é não ignorar. Temos todos os mecanismos para saber quando devemos tomar cuidado. E devemos ter muita cabecinha para saber quando acelerar, mas também quando abrandar. E aprender com isso, sempre numa perspetiva de evolução... que, já se sabe, nunca é rápida neste campo. Obrigado pelo comentário. Bons treinos!
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