Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

Seg | 30.12.13

10 dicas para evitar ganhar peso durante as festas

José Guimarães
Manter uma dieta saudável e minimamente equilibrada durante este período festivo é no mínimo uma tarefa complicada, até mesmo para os mais disciplinados. Os treinos à séria começam tipicamente em Janeiro, com o objetivo de retomar a boa forma física e aquele peso ideal. Felizmente existem algumas formas de podermos aproveitar o que o Natal e Ano Novo têm de melhor, sem termos de comprometer o nosso bem estar... e o exercício faz parte dos planos. Ora vejam como:

1. Evitem eliminar/adiar sessões de treino por causa de festas e jantares de Natal. Planeiem com antecipação e agendem para um horário onde seja possível compatibilizar tudo.

2. Façam sessões de treinos intervalados mais curtas (45 minutos), caso o tempo disponível seja mais limitado.

3. Façam sessões mais curtas de treino em jejum, logo pela manhã, o que pode melhorar a adaptação ao treino e estimular a oxidação de gordura.

4. Foquem-se em sessões de treino curtas, mas diárias, pois isto pode reduzir as consequências negativas de excesso de comida, tanto na massa corporal como no funcionamento metabólico.

5. Evitem sempre que possível os petiscos cheios de gorduras ou açúcares.

6. Evitem comprar comida ou ir a festas cheios de fome - isto encoraja comer excessivamente rápido e em quantidade, ou comprar as comidas mais fáceis e apetitosas que, normalmente, são aquelas com mais gordura e açúcar.

7. Planeiem com antecedência o que vão comer e apostem em petiscos saudáveis, reduzindo a tentação de escolher sempre os doces.

8. Dizer sempre que não é muito difícil, portanto a melhor altura para consumir coisas menos saudáveis é após o exercício e durante a primeira metade do dia. Isto reduz as hipóteses das calorias ficarem armazenadas como gordura.

9. Evitem o consumo excessivo de álcool, pois não só é alto em calorias, como tem um impacto muito negativo no processo de recuperação pós-exercício.

10. Bebam regularmente para se manterem hidratados, principalmente se consumirem álcool.  

Fonte: Science in Sport

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.