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De Sedentário a Maratonista

A motivação também se treina!

23.Jan.16

10 equipamentos sem os quais não devem ir para provas de trail running

Daqui a 1 semana correm-se os Trilhos dos Abutres. E porque me lembro de no ano passado - edição épica, cheia de chuva e lama, muitas vezes até à cintura - ver participantes a correr com ténis de estrada (é verdade!), talvez seja importante relembrar algum do equipamento indispensável para levar para uma prova de trail running. Muito do vosso equipamento normal de corrida irá provavelmente servir para se começarem a aventurar nos trilhos, mas à medida que evoluem e que a dificuldade das provas aumenta, aconselho a investirem um pouco mais em equipamento adequado à prova em que vão participar, por forma a melhorar a vossa experiência e a evitar acidentes. Aqui ficam as minhas sugestões. E, como ainda falta 1 semana, façam a checklist e aproveitem os saldos para comprar o que falta, sim?

Sapatos de trail

O trail running implica por si só correr muitas vezes em superfícies que não são planas, estão cheias de obstáculos e muitas vezes com terra e lama. E apesar dos sapatos de corrida de estrada poderem servir para umas incursões em alguns estradões, basta chover para escorregarem à mínima perda de tração. E é aqui que os sapatos de trail entram. Independentemente do tipo de terreno em que vão correr (gravilha, terra, lama, pedra, etc), os sapatos para trail running têm algumas características comuns: uma sola mais agressiva, zona frontal reforçada, melhor proteção contra os elementos (alguns até são fabricados com Gore-Tex), etc. Em regra são mais reforçados que os sapatos para correr em estrada e, como a maior parte dos sapatos têm menos amortecimento (algo que não vão necessitar muito nos trilhos), é normal que o drop (diferença da altura do calcanhar para os dedos) seja também menor, dando uma sensação mais minimalista, permitindo também menos entorces com o tornozelo, em superfícies instáveis.

Polainas

Se estão a fazer planos de ir correr num local com lama, areia ou outros detritos, talvez seja uma boa ideia investir num par de polainas. Esta peça de equipamento coloca-se no topo do sapato, em volta do tornozelo e impede a entrada de detritos para o interior do sapato.

T-shirt e Casaco

Provavelmente já devem ter reparado que os dias estão mais frios e, mesmo que não saibam, quando se sobe em altitude, as condições climatéricas tendem a alterar-se com facilidade. É por questões como estas que não dominamos que temos que ter uma primeira camada e um bom casaco. A primeira camada não é mais do que uma tshirt (manga curta ou comprida), provavelmente em lycra ou outro material justo ao corpo, que serve para manter o corpo aquecido. Depois disto, usem uma tshirt técnica normal, ou então um casaco. O casaco ideal será leve e, se as condições do tempo assim o exigirem, à prova de água, mas transpirável, para permitir que a transpiração evapore e não condense no interior do casaco. Se forem correr em condições frias mas sem chuva, provavelmente um bom corta vento será suficiente.

Calças ou calções

Se é inverno e são friorentos, um bom par de calças de lycra serão a escolha ideal. Não só vos vão manter as pernas mais quentes, como também vos podem proteger de ramos e silvas mais baixas. Se o frio não vos incomoda e se sentem mais confortáveis com calções, há muitas opções no mercado, inclusive algumas com dupla camada, que oferecem os benefícios de uns calções de lycra e a proteção adicional para o frio e a chuva de uns calções mais largos.

Boné

Seja um boné, um gorro ou um buff, é sempre boa ideia levar algo na cabeça. Aprendi no mergulho que perdemos a maior parte do calor corporal pela cabeça, pelo que, além de nos aquecer a cabeça, a pala de um boné também nos pode proteger os olhos da chuva.

Bastões

Tradicionalmente utilizados pelos caminhantes, os bastões tornaram-se grandes amigos dos trail runners. Podem ser uma preciosa ajuda para atravessar riachos, locais em que o solo é mais instável, dar uma ajuda extra nas subidas ou ajudar a marcar o passo em distâncias mais longas. No entanto, recomendo a que se habituem a usá-los antes de se aventurarem numa prova com eles, senão o mais provável é serem mais um empecilho do que uma ajuda.

Relógio com GPS

É sempre uma boa ideia ter um relógio quando andamos nos trilhos, quanto mais não seja para termos ideia do tempo que estamos no meio do mato. Alguns dos relógios mais avançados como o meu Suunto têm função de GPS que também nos diz o ritmo de corrida, a altitude, estado do tempo e podem mesmo navegar até ao ponto de início - uma função muito útil se nos perdermos e não tivermos telemóvel com Google Maps.

Telemóvel

E por falar em telemóvel, se vão para algum lado pela primeira vez, levem um convosco. De preferência um com muita autonomia, com os principais números registados, pelo menos para poderem pedir ajuda em caso de problemas.

Comida e água

Não precisam de encher a mochila com comida. Para a maior parte das provas de trail bastam algumas barras energéticas e gel energético. Basicamente alguma coisa para irem trincando à medida que o tempo vai passando. Se vão sair por mais de 1 hora, levem por favor pelo menos um bidon ou uma pequena garrafa de água, ou então uma bebida energética com eletrólitos. Se a aventura demorar mais horas, considerem uma mochila de hidratação, daquelas com reservatório com capacidade para pelo menos 1 litro de líquido.

Manta térmica

Uma coisa que muitas vezes não pensamos é nos azares que nos podem acontecer no meio de um trilho, seja em prova ou até mesmo em treino. Mesmo numa prova mais curta, podemos apanhar um temporal repentino, ou então tropeçar, cair, partir uma perna e ter de aguardar horas pelo salvamento. Em qualquer um destes casos, podemo-nos ver numa situação de frio extremo e uma manta térmica pode ser a diferença entre ficarmos num estado de hipotermia ou não. Garanto-vos que já me salvou de uma grave situação na Serra da Lousã e agora faz sempre parte do equipamento obrigatório que levo na mochila para o meio dos trilhos.

Têm outras sugestões? Deixem-nas mais abaixo nos comentários.

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